Ficar triste é ficar deprimido?
                                                                     

                                                                                                 

                                           
                                                                                           
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

por ter pensamentos de que tristeza é sinônimo de fraqueza ou por acreditar que ficar triste é estar deprimido.

A depressão é um transtorno mental potencialmente grave, que precisa ser diagnosticado por psicólogos ou psiquiatras. E a tristeza - tão temida - é apenas um dos muitos fatores que os profissionais levam em conta ao avaliar se alguém está ou não com depressão! Isso quer dizer que a tristeza pode fazer parte de um quadro depressivo, mas nem todo mundo que está triste tem depressão!

Para que o diagnóstico de depressão seja feito, é necessária uma avaliação cuidadosa de diversas áreas da vida da pessoa, e não só da tristeza. Alguns dos sintomas de depressão podem incluir desmotivação, fatiga e alterações no sono e no apetite. Mas, como tudo o que envolve a saúde mental não é tão simples ou exato, todos esses sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Por isso, se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades, não hesite em procurar ajuda profissional!

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

A tristeza, assim como a alegria, faz parte do nosso               repertório básico de emoções. Todo mundo fica triste, ou     deveria ficar! Afinal, muitas vezes passamos por situações    complicadas que nos chateiam, frustram e machucam. O que entristece, assim como a tua sensibilidade para ficar triste, são questões muito individuais e que variam de pessoa para  pessoa. Mas o fato é que ficar triste perante uma situação difícil é mais do que normal: é esperado.

Porém, muitas pessoas não sabem lidar com a tristeza. Pode ser por medo de "se deixar levar" pelos sentimentos, por acreditar que não deveriam se sentir assim,

*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.

Por Carolina Halperin, picóloga clínica da Wainer Psicologia.

Conheça mais sobre área clínica da Wainer Psicologia Cognitiva através do nosso site:http://www.wainerpsicologia.com.br/clinica-psicologia-poa-cognitivo-comportamental/clinica-psicoterapia-porto-alegre-atendimento

ENTRE EM CONTATO 

Norma Suely Bezerra

CRP 05/49045

 

 

 

 

Psicóloga Clínica

Neuropsicóloga

Especialização

Consultório

Terapia Cognitivo Comportamental

Avaliação Neuropsicológica.

Rua Getúlio Vargas, 121 Nova Iguaçu/RJ

Tel:  21   3894-0264

         21 98667-0264

© 2015 por Eloy Bezerra